red

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sindicato cobra explicações sobre demissões e terceirização do serviço de vigilância municipal

Em entrevista à Folha, o presidente em exercício do Sindicato dos Vigilantes Públicos do Estado de Roraima, Deyvison Fernandes, disse que os vigilantes que prestam serviço ao Município estão sendo exonerados sem receber os direitos trabalhistas e sendo substituídos por mão-de-obra terceirizada.
Mais de 200 já foram demitidos.
“Procuramos por várias vezes a Prefeitura de Boa Vista para que nos explicasse o que realmente está acontecendo com os vigilantes e saber o motivo da terceirização do serviço e como as pessoas estão sendo contratadas etc,mas não fomos atendidos.
Queremos discutir essa situação junto ao Executivo Municipal, porque nada disso foi comunicado ao nosso sindicato que representa essa categoria de servidores”, disse.
Fernandes informou que, após o concurso público realizado pela prefeitura, dos cerca de 600 vigilantes que prestam serviço ao Município, apenas 300 conseguiram ser efetivados e continuam trabalhando normalmente.
No entanto, mais de 200 já foram exonerados sem qualquer direito trabalhista.
“Temos vigilantes com mais de 17 anos de serviço e mesmo assim foram demitidos.
Como se não bastasse, apenas com o salário do mês, sem direito a qualquer outro benefício, o que nos preocupa, pois são pais de família e não merecem isso”, ressaltou.
O sindicalista informou que, no dia 19 deste mês, na Câmara Municipal de Boa Vista, haverá uma reunião com toda a categoria de vigilantes, inclusive aqueles que foram demitidos no ano passado, assim como também os exonerados recentemente para tratar sobre o próximo passo do sindicato com relação às demissões e terceirização do serviço.
“Na reunião vamos decidir se faremos uma manifestação ou se cobramos uma audiência com o prefeito. 
Já tentamos várias vezes e não conseguimos, mas vamos tentar de novo.
O que queremos é resolver essa situação”, disse, 
Dados sobre emprego e segurança bancária serão divulgados ressaltando que os vigilantes querem também o reconhecimento da função por parte do Município.
“Existe um projeto de lei que reconhece a nossa profissão de vigilante, mas está em poder do Executivo Municipal, que ainda não mandou para a Câmara de Vereadores para aprovação.
Isso não geraria custos para o Município, apenas regularizava a situação funcional dos vigilantes municipais”, explicou o sindicalista.
PREFEITURA 
A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG) informou, através de nota, que os serviços de vigilância e limpeza foram terceirizados e que a empresa está contratando os próprios funcionários do Município que tinham contrato temporário, ou seja, essas pessoas continuarão realizando os mesmos serviços nos locais onde trabalhavam.
“No momento da contratação de qualquer serviço, o Município cumpre com as orientações exigidas por lei”, diz a nota.

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário