red

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Legado dos grandes eventos mudará modelo de segurança pública no país


A preparação de segurança do Brasil para receber os grandes eventos vai gerar um legado de integração, aprendizado com experiências internacionais e inteligência policial. Essa foi a avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante a abertura da I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, nesta quarta-feira (7/11), em Brasília.

“É por meio das relações internacionais que temos condições de construir uma política de segurança pública que nos permita não somente realizar eventos seguros, mas deixar um legado capaz de caracterizar, nos próximos anos, uma mudança de paradigma para a conduta de agentes públicos em todo o território nacional”, avaliou o ministro.
Cardozo também abordou as questões de cooperação internacional relacionadas à segurança de grandes eventos. Ele ressaltou que, na atualidade, com a revolução da tecnologia e das comunicações e a globalização, os crimes e a metodologia adotada pelos criminosos são bem diferentes do cenário de 1950, ano em que o Brasil sediou pela primeira vez a Copa do Mundo.

A conferência prossegue até esta sexta-feira, 9/11, e está reunindo mais de 350 profissionais de segurança pública e defesa social de 31 países, além do Brasil.
Integração de conhecimentos - No evento, todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão representadas, além dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pará, Santa Catarina e Sergipe. Haverá a apresentação de experiências de segurança em grandes eventos, como a do estado do Rio de Janeiro, que será apresentada pelo subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Segurança, Roberto Alzir Dias Chaves.

A expertise de outros países com segurança para grandes eventos também será apresentada. Da Inglaterra, as experiências nos jogos paraolímpicos, com palestra ministrada pelo oficial sênior da Polícia Metropolitana de Londres, Christopher John Allison. De Canadá, o superintendente da Real Polícia Montada Canadense, Kevin de Bruyckere, apresentará “A experiência canadense nas Olimpíadas de Inverno 2010″.
Também haverá palestras sobre a experiência espanhola, com o chefe da brigada central de escoltas do corpo nacional de polícia, Juan Francisco Espinazo Molina, falando sobre a preparação e a atuação dos espanhóis durante para a Jornada Mundial da Juventude de 2011.


Haverá ainda a palestra “Grandes Eventos Esportivos: um desafio nacional de segurança”, apresentada pelo presidente da International Centre for Sport Security (ICCS), Mohamed Hanzab. O ICCS é uma organização sem fins lucrativos que mantém um centro internacional com sede em Doha, no Qatar, com atuação na área esportiva em segurança e risco, investigação, formação e aquisição de conhecimentos e integridade do esporte.

Gestores de segurança brasileiros que estão atuando nos preparativos para os grandes eventos também participarão como conferencistas. O titular da Secretaria Extraordinária de Segurança paraGrandes Eventos do Ministério de Justiça (Sesge/MJ), Valdinho Caetano, abordará “A Estratégia da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos para a segurança da Copa do Mundo Fifa 2014”.

|Fonte: Blog do Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário